Tag: Ulisses Rocha

Guitarras Elétricas

🇧🇷 A inspiração para este programa veio ao assistir a Lari Basilio vencer um festival de música de 2014 com Walking by Faith. Sonzeira de primeira. A guitarra elétrica é menos comum na música brasileira mais tradicional, mesmo assim temos ótimos guitarristas por aqui, numa seleção que soa mais como rock instrumental ou jazz da pesada. Temos encontro marcado com os mestres Pepeu Gomes e Victor Biglione. Ulisses Rocha, geralmente no violão, sempre se mantém em forma na guitarra também. E trazemos também nossos comparsas do Rock-MPB, 14 Bis e Cor do Som, que sempre nos presentearam com ótimos riffs e também gravações instrumentais. Menção especial ao guitarrista Olmir Stocker (o Alemão do Alemão e Zezo e que toca também no Cor do Som e no Grupo Medusa). Guitarra elétrica costuma andar junto de teclados, bateria e baixo mais pesados, então preste atenção neles também. Em alto e bom som !

🇬🇧 Inspiration for this episode came from Lari Basilio wining a music festival in 2014 with her excellent Walking by Faith. Electric guitar is less common in traditional Brazilian music, but we bring our outstanding guitarists in a selection that may sound more like hard rock or jazz. We’ll meet masters Pepeu Gomes and Victor Biglione. Ulisses Rocha, usually playing the acoustic guitar, is always in shape to play the electric guitar too. We also bring our friends from Brazilian-Rock-Pop scene, 14 Bis and Cor do Som, that always fed us with good riffs and instrumental recordings. Special mention to guitarist Olmir Stocker (the Alemão of Alemão e Zezo and who also plays in Cor do Som and Grupo Medusa). Electric guitar use to walk along heavier bass, drums and keyboard, so pay attention to these too !

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O mundo inteiro toca Brasil | Whole world plays Brazil

🇧🇷 Este programa é dedicado aos músicos estrangeiros que ao longo de suas carreiras foram tocados pela ginga brasileira. Algumas gravações aqui são históricas, como a do Paco de Lucía + Al Di Meola + McLaughlin. Ou Yo-Yo Ma tocando Jacob do Bandolim tão docemente. Ou a honra de ter a incrível superbanda Snarky Puppy mandando um baião supercompetente. Sem contar a delicadeza britânica do Eden-Stell Guitar Duo tocando nosso paulistaníssimo Bellinati, ou, direto das ruas de Barcelona, o Trío Gótico interpretando Gismonti. Ou músicos como Michi Ruzitschka, que se mudam para o Brasil perseguindo seu sonho de Música Brasileira. É interessante também sentir como os venezuelanos do Gurrufío misturam suas raizes musicais originais com a ginga brasileira. Enfim, a música do mundo todo!

🇬🇧 This episode is dedicated to the non-Brazilian artists that got influenced by Brazilian Music during their careers. We bring historical recordings by Paco de Lucía + Al Di Meola + McLaughlin. Or Yo-Yo Ma playing Jacob do Bandolim in such a sweet way. Or being honored by the Snarky Puppy superband playing a baião in their supergroovy style. Not to mention the delicate interpretation of Eden-Stell Guitar Duo for a Bellinati standard, or, directly from the streets of Barcelona, Trío Gótico with their own Gismonti. Or artists as Michi Ruzitschka that move their life to Brazil just to seek their Brazilian Music dream. It is also interesting to feel how Venezuelan group Gurrufío mix their native musical influences with the Brazilian swing. Music from all over the world!

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Mil variações | One thousand variations

🇬🇧 Joyce Moreno, or just Joyce, globally recognized for her Bossa Nova tunes, writes, plays and sings music non stop since the 60s. Her scat works (singing without lyrics) is huge and original. One of my preferred compositions is Feijão com Arroz, from one of the albums she released with her husband, the drummer Tutty Moreno. There is also Ulisses Rocha, one of our acoustic guitar colossus, playing one of his most complex compositions. His perfectionism is absolutely impressive. Then we visit the extraordinary Quinteto Armorial in the 70s for a taste of how they left their mark forever in the Northeast music. Heading South, we stop in Rio for a nostalgic composition of K-Ximbinho by Zé da Velha e Silvério Pontes. We also visit Neymar Dias, versatile multi-instrumentist from São Paulo’s music scene that explores new possibilities for the Brazilian viola. And then we arrive in Rio Grande do Sul for a modern execution of an Hermeto Pascoal theme written for and played by Renato Borghetti. This episode is amazing, enjoy!

🇧🇷 Joyce Moreno, ou só Joyce, conhecidíssima representante global da Bossa e MPB, compõe, arranja e canta sem parar desde a década de 60. Seu trabalho com scats (canto sem letra) é imenso e muito original. Uma das minha preferidas é a Feijão com Arroz de um dos álbum que lançou com seu marido, o baterista Tutty Moreno. Tem também o Ulisses Rocha, colosso do violão, tocando uma de suas composições mais complexas e lindas. Seu perfeccionismo é impressionante. Damos um pulo aos anos 70 para visitar o Quinteto Armorial, extraordinários que são, deixaram sua marca para sempre na música nordestina. Rumo ao sul, paramos no Rio para uma nostálgica composição de K-Ximbinho ao som dos sopros debochados de Zé da Velha e Silvério Pontes. Visitamos também Neymar Dias, versátil multi-instrumentista da cena paulistana que vive explorando novas possibilidades na viola. E chegamos no Rio Grande do Sul para um modernoso tema de Hermeto Pascoal escrito para e tocado por Renato Borghetti. Este programa está lindo, aproveite!

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Estreia ansiosa | World première

🇬🇧 Of course it’s all just a matter of taste.

But there is a consensus that Italy created the best food, the best perfumes are French and the best design is made in Denmark.

So being a well-travelled person, I would venture to suggest that the best music in the world is made in Brazil.

The style variance that we have from North to South, the mix of rhythms and hue, from the beach to the countryside, from East to West, from the most emotional and lyrical slow bossas to the lively folk maracatus, makes the Brazilian musical scene exuberant and globally unique. An art phenomenon and a cultural heritage for human kind.

Brasil Abstrato radio plays the coconut milk — a sweeter swinging crème de la crème — of Brazilian instrumental music. It is a project that looks over the shoulders of giant Brazilian artists in order to take their work to the four corners of the world.

This première of Brasil Abstrato is a mix of many styles. We travel between the renovated Choro of Nó em Pingo D’Água, outstanding acoustic guitar player Ulisses Rocha and go from North East Brazil with SaGRAMA, Spokfrevo to extreme South with Renato Borghetti, passing through the midcountries with Paulo Freire. Enjoy !

🇧🇷 É claro que tudo é uma questão de gosto.

Mas há um consenso de que a Itália criou a melhor comida, os melhores perfumes são os franceses e o melhor design é feito na Dinamarca.

Então, entendido e viajado que sou, arrisco dizer que a melhor música do mundo é feita no Brasil.

A variância de estilos que temos de Norte a Sul, a mistura de matizes e ritmos praieiros e do Sertão, de Leste a Oeste, do profundamente emotivo e lírico das bossas mais lentas até o vividamente colorido e alegre dos maracatus folclóricos, faz o cenário musical brasileiro ser exuberante e globalmente imbatível. Um fenômeno da arte e um patrimônio para a humanidade.

A rádio Brasil Abstrato toca o leite de coco da música instrumental brasileira — pra não dizer o crème de la crème. É um projeto que monta nos ombros dos gigantes músicos brasileiros pra levar sua obra aos quatro cantos do mundo.

Este programa de estréia traz uma mistura de muitos estilos. Começaremos com um Choro clássico de Jacob do Bandolim renovado pelo Nó em Pingo D’Água, o extraordinário violonista Ulisses Rocha e viajaremos do Nordeste, com SaGRAMA, Spokfrevo até o extremo Sul com Renato Borghetti com sua gaita ponto, passando pelo interiorzão da Viola Brasileira de Paulo Freire. Curta !

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